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terça-feira, 21 de junho de 2011

Prepare sua empresa para a pesquisa de clima




Por Jurema Luzia Cannataro

Sua empresa resolveu realizar uma pesquisa de clima organizacional. Para tanto, já direcionou uma série de recursos: tempo dos funcionários que se encarregarão de sua execução, caso seja feita internamente, ou valor a ser pago a uma assessoria especializada, se for efetuada de forma externa e gastos com a impressão dos formulários, tabulação de dados, análise das respostas, confecção dos gráficos e relatórios, etc.
Tudo está perfeito e preparado para que o resultado final seja um sucesso, não é? Entretanto, ficou faltando observar um PEQUENO detalhe: os colaboradores de sua empresa estão tão motivados quanto a diretoria em relação a essa pesquisa? Você tem certeza de que a participação será suficientemente significativa?
Para que uma pesquisa (seja de que tipo for) tenha sucesso, o ponto de partida é que haja um número mínimo de pessoas que dela participem. Senão, os resultados não serão expressivos e confiáveis.

Evite distorções

Lembre-se de um aspecto que é fundamental: a participação dos funcionários na pesquisa de clima é, obviamente, NÃO OBRIGATÓRIA e SIGILOSA. Só fará parte do processo quem quiser.
E aqui damos de cara com um problema. Pode ser que os colaboradores mais entrosados com os objetivos da empresa e confiantes em sua administração de fato queiram responder aos questionários. Já os descontentes podem se negar a fazê-lo. E aí, como será possível detectar por que eles estão descontentes? Isso pode acarretar uma DISTORÇÃO nos resultados, levando à conclusão de que o clima na empresa apresenta-se mais positivo do que realmente está na realidade.

Estimulando e motivando

A dica aqui é: prepare a empresa para a realização da pesquisa de clima. Motive e estimule os funcionários a participarem.
Como fazer isso? Uma forma interessante é aplicar um mecanismo que os publicitários costumam utilizar quando fazem o lançamento de um novo produto ou de uma promoção: a campanha teaser. O objetivo é criar um certo “suspense”, despertando a curiosidade das pessoas sobre o que está acontecendo. Uma forma simples e barata de fazer isso é espalhar por locais variados da empresa cartazes com ilustrações e dizeres do tipo “está ensolarado?”, “está nublado?”, “está chuvoso?”, fazendo uma brincadeira com a ideia de “clima”. Deixe esses cartazes por um período (uma semana é o suficiente) e só então revele do que se trata, substituindo-os por outros que citam especificamente que a empresa fará uma pesquisa de clima organizacional e ressaltando que a participação de todos é fundamental.
Um outro exemplo de campanha do tipo teaser, só que um pouco mais sofisticada e, portanto, também mais cara, é efetuar na empresa uma espécie de “caça ao tesouro”. Uma série de pistas, que vão sendo distribuídas de maneira criativa a todos os funcionários, a cada um ou dois dias, permitirá que no final da semana descubram o nome do evento que será realizado (PESQUISA DE CLIMA) e percebam o quanto seu envolvimento é essencial. Se a empresa puder dispor de alguns recursos a mais, é interessante fazer o sorteio de brindes entre aqueles que acertarem a resposta.
Fizemos, há algum tempo, uma campanha desse tipo para um cliente, com base no tema “O Código Da Vinci” e foi um verdadeiro sucesso, despertando o interesse dos colaboradores e incentivando-os a participarem mais ativamente da pesquisa.
Caso todos os funcionários tenham acesso a computadores, é possível elaborar a campanha de motivação por meio da intranet. Às vezes, uma sequência de e-mails já basta para se obter um bom resultado, desde que sejam bem elaborados, com um visual atrativo e um texto inteligente e criativo.

Sinceridade

Ao elaborar o material de apoio que será utilizado como estímulo na fase anterior à realização da pesquisa, seja sincero e admita que sua organização, assim como qualquer outra, tem pontos positivos e negativos, mas está disposta a ouvir com seriedade e isenção de ânimos a opinião de cada um, para que possa haver melhorias concretas.
Deixe claro também que o processo será completamente sigiloso. Nenhum participante terá que se identificar. Dessa forma, evitam-se mal-entendidos e boatos. Isso porque quem tem experiência na realização de pesquisa de clima sabe que, mesmo em empresas onde há um ambiente de abertura na exposição de ideias e opiniões, sempre podem existir pessoas que veem com desconfiança esse tipo de iniciativa, achando que se trata de uma “caça às bruxas” para localizar descontentes e puni-los. E o que é pior: elas às vezes acabam “contaminando” outros colegas com esse tipo de pensamento. Acreditem, isso de fato acontece.
Efetuar palestras de esclarecimento, abrangendo a totalidade dos colaboradores da empresa (se necessário, divididos em grupos) também pode ser uma ação importante. Durante esses eventos, será possível reforçar os conceitos expostos acima, dar detalhes sobre a forma e prazo de preenchimento e devolução dos questionários e desfazer dúvidas. Se isso não puder ser feito por meio de palestras, coloque avisos com essas informações, em locais diversos e visíveis da empresa.

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